Profissão Nutricionista

O nutricionista é um profissional da área da saúde capacitado a atuar visando a segurança alimentar e a atenção dietética.

Estuda as necessidades nutricionais de indivíduos ou grupos para a promoção, manutenção e recuperação da saúde. Interpretando e compreende fatores biológicos, sociais, culturais e políticos para criar soluções que garantam uma melhor qualidade de vida para as pessoas em todos os ciclos da vida.

A profissão nutricionista foi regulamentada em lei há mais de 50 anos (Lei nº 5.276/1967) e no ano 1991, através da Lei n° 8.234 os nutricionistas são reconhecidos como especialistas em alimentação e nutrição.

Na prática, podemos apontar a atuação dos nutricionistas na área clínica (hospital, ambulatório e consultório de nutrição), na saúde coletiva (creches, escolas, casas de repouso e centros de saúde), na indústria de alimentos (marketing nutricional, SAC e desenvolvimento de produtos), na segurança alimentar (produção de alimentos em restaurantes, indústria e empresas produtoras de alimentos) e dentro dessas áreas, na consultoria e assessoria nutricional. E claro, há a atuação em docência, pesquisa científica e nutrição esportiva.

São funções privativas do nutricionista, segundo o art. 3 da Lei 8234/91:

“ – Direção, coordenação e supervisão de cursos de graduação em nutrição;
– Planejamento, organização, direção, supervisão e avaliação de serviços de alimentação e nutrição;
– Planejamento, coordenação, supervisão e avaliação de estudos dietéticos;
– Ensino das matérias profissionais dos cursos de graduação em nutrição;
– Ensino das disciplinas de nutrição e alimentação nos cursos de graduação da área de saúde e outras afins;
– Auditoria, consultoria e assessoria em nutrição e dietética;
– Assistência e educação nutricional a coletividades ou indivíduos, sadios ou enfermos, em instituições públicas e privadas e em consultório de nutrição e dietética;
– Assistência dietoterápica hospitalar, ambulatorial e em consultórios de nutrição e dietética, prescrevendo, planejando, analisando, supervisionando e avaliando dietas para enfermos”.

Portanto ao buscar um profissional nutricionista atente-se para sua área de especialidade e atuação.

Deixe uma resposta